domingo, janeiro 13, 2013

13/01/2013

     Depois de certo incômodo no momento em que digo "(...) Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica (...)" na oração do Credo, por tantas coisas enfiadas em minha cabeça no decorrer da vida escolar/acadêmica sobre a Inquisição, agora posso ter o maior orgulho em dizer que a Igreja, que eu não tinha dúvidas que é Santa, assim é. E sem nenhum incômodo.
     Isso se deu depois de ler algumas coisas em lugar mais confiável. Sem contar amigos que já tinham dito que o que aprendemos em história lá no ensino "fundamental" sobre a Inquisição é balela. 
Se no próprio campo de história muitos ainda insistem em não pesquisar a fim de descobrir o que realmente foi a inquisição... Como posso, eu, querer que derrubem séculos de história mal contada?
    Como a gente tarda mas alcança, finalmente me coloquei aberta a ler sobre isso. E ainda quero debruçar muito mais sobre isso. Enfim, li uma tradução do texto "A Inquisição" por Thomas F. Madden, um grande historiador.
     A ideia da vez não é dizer o que foi e o que não foi a Inquisição, mas tentar de alguma forma te encorajar a pesquisar, caçar mesmo, o que te incomoda, o que não desceu pela sua garganta ainda na história. É por isso, por não procurar saber, que muitos brasileiros continuam fazendo certas "burradas" como (exemplo de costume) seus votos nas eleições.

image from google images

     Como li também e sempre escuto um querido professor dizer: "Uma mentira contada mil vezes se torna verdade." 

3 comentários:

  1. Seu blog é óptimo,gostei dou-lhe meus parabéns.
    O problema é que se procurar a verdade dentro do catolocismo, essa verdade é uma, se a procurar dentro dos evangélicos é outra. Porque infelizmente a verdadeira historia é que a inquisição existiu e para quê?
    Decerto que não foi só para queimar as bruxas.
    Com votos de grandes vitórias.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, faça-o de forma a que possa encontrar seu blog para segui-lo também.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Antônio!
      Você pode seguir meu blog aqui embaixo, na parte de seguidores! Tá bem no finalzinho da página!
      Já estou seguindo seu blog! Gostei de suas poesias! =)
      Abraços

      Excluir
  2. ja zo gaat het in vele gevallen terwijl wij dikwijls niets merken.

    ResponderExcluir